O voto dos estrangeiros

por Gilberto Caruso Ramos  - economista - foi Vice-Prefeito do Rio
Artigo para o jornal O Dia

A imigraçãoA imagem externa do nosso país está melhorando na medida em que a economia brasileira está sendo conduzida com maior responsabilidade. E a economia é o ingrediente de maior visibilidade internacional. O Brasil espalmou para corner a inflação, fruto da condução leviana do setor público. Já não se admite o retorno da maldita inflação que penaliza os trabalhadores e premia os detentores de capital, abutres vorazes e saudosistas da ciranda financeira.

O Brasil já é uma voz respeitada no universo econômico. Nosso PIB, um dos maiores do mundo, a potencialidade do mercado interno, a vocação empreendedora do empresariado nacional, fazem do nosso país uma força internacional. Não nos subestimemos. Lá fora acreditam mais no Brasil do que nós mesmos brasileiros. Em tempo: já repararam que ninguém migra para países com inflação ? Por isso é bom nos anteciparmos pois a imigração recomeçará, e poucos países no mundo oferecem tantas perspectivas. Confesso que ficaria muito feliz com o retorno da imigração de portugueses, italianos, japoneses e alemães ... Além do mais, essa miscigenação foi e será muito saudável para nossa etnia.

Pois uma das medidas mais eficazes para estimularmos essa desejável imigração seria permitir que os estrangeiros, desde que radicados aqui há mais de 10 anos, pudessem votar nas eleições municipais, mas somente nestas. Afinal, vieram para o Brasil por acreditarem no nosso país, para cá transferiram suas famílias, tiraram CPF, pagam impostos, trouxeram suas parcas poupanças, trabalham e geram empregos, educam seus filhos na nossa língua e cultura, o que mais queremos ?

Pois eu os receberia com tapete vermelho e aumentaria o nível de cidadania brasileira de que dispõem e que considero ainda muito tímida. Conheço muitos imigrantes e me comovo com o amor que eles devotam ao Brasil, até maior do que o de muitos brasileiros.