Com
o fim das Olimpíadas e o com o início da propaganda eleitoral na TV, somente
agora as atenções estarão voltadas para as eleições 2008. No dia 05 de outubro,
escolheremos os 51 vereadores e 1 Prefeito para a Cidade do Rio de Janeiro. Por
mais paradoxal que seja, a pior e mais difícil escolha é a de Vereador. O
T.R.E., a mídia, a Organização Transparência Brasil e outros Órgãos têm
procurado orientar a população para o cuidado na escolha dos candidatos e têm
divulgado mais informações a respeito da vida e da conduta deles.
Os Vereadores é que são os responsáveis por fiscalizar o Prefeito, votar orçamento para que sejam investidos recursos em Obras, Saúde, Educação, Habitação, Transporte, Meio Ambiente etc, e são eles que elaboram as “regras” que os cidadãos seguirão a partir de então, ou seja, elaboram e aprovam ou não as Leis Municipais. Eles têm atribuições importantíssimas para o desenvolvimento da Cidade, que não são de pleno conhecimento público.
Mas, também, se estiverem na Câmara Municipal com outros propósitos que não seja o interesse público, podem se tornar os grandes responsáveis pela decadência de uma cidade inteira. Enriquecimento ilícito, desvio de verbas públicas, transações espúrias com empresários, envolvimento com milícias e com traficantes de drogas, parcerias com ONGs de intenções duvidosas, falsidades com bolsas de estudo... etc, são alguns dos CRIMES que podem ser cometidos por alguns membros daquela Casa de Leis. Neste ano, há milhares de candidatos a Vereador dos mais diversos perfis possíveis... Como há pouca politização das pessoas, fica mais difícil a escolha. É preciso dar muita importância ao voto para Vereador.
Analise a vida pública do seu candidato pretendido, suas idéias, suas intenções, o que fez e o que poderá fazer. No caso de candidato à reeleição, procure estudar o que ele prometeu e não cumpriu, verificar se o seu patrimônio aumentou, acompanhar pelos jornais se tem nome sujo, se está ligado a criminosos, se está envolvido em corrupção... Procure o máximo de informações possíveis para escolher bem o seu candidato, que sendo eleito, será seu representante na Câmara Municipal por, no mínimo, 4 anos.
LEMBRE-SE: 4 ANOS É MUITO TEMPO!
CÉLIO LUPPARELLI Professor, Médico, Administrador, Pedagogo Ex-Diretor de Escola Municipal por mais de 20 anos Ex-Administrador Regional de Jacarepaguá Ex-Secretário Municipal de Governo Exerceu Mandato de Vereador da Cidade do Rio de Janeiro (2007-2008)