"A maioria dos eleitores italianos votaram em favor de Silvio
Berlusconi, pois ele sabe representar no imaginário coletivo a idéia do novo''.
Essa é a opinião do sociólogo Giuseppe De Rita*, secretário geral do Censis
(Centro Studi Investimenti Sociali),
que destaca: "Na vitória da Casa della Libertà (Casa da Liberdade)
há, igualmente, o sinal de uma forte emoção coletiva. É evidente que, em
largas camadas da opinião pública italiana, há um certo cansaço em relação
a tudo o que já vem considerado velho na política. Torna-se velho, pelo que se
percebe, quem não sabe mais fazer promessas, mas aposta apenas no
presente.
Ao longo da década de noventa, os italianos foram convidados a buscar "o novo", a pensar apenas no "novo" e, no final, escolheram o mais novo de todos: Berlusconi, pois ele promete coisas novas, pois afirma querer se engajar na busca do bem para todos. Enquanto Berlusconi fazia sua campanha eleitoral apostando nas promessas futuras, os adversários faziam propaganda sobre o que tinham realizados durante os cinco anos de governo, com o resultado de aparecer "velhos" pois olhavam mais para o passado que para o futuro".
Pelo visto, os italianos julgaram insuficiente o que foi realizado.
* Giuseppe De Rita
Nascido em Roma em
1932, formou-se em Direito na universidade de Roma.
De 1955 a 1963 é responsável da "Sezione sociologica" do SVIMEZ.
Dae1974 a hoje è Secretário geral do CENSIS.
Desde 1989 é Presidente do "Consiglio Nazionale dell’Economia e del
Lavoro" (C.N.E.L.) Desde 1995 é Presidente da Editora LE MONNIER.