CARTA DO SANTO PADRE AO CARD. ANGELO SODANO POR UM DIA DE ORAÇÃO PELA PAZ NA TERRA SANTA
A
dramática situação em que se encontra a Terra Santa me induz a fazer
novamente um apelo urgente à Igreja inteira, pedindo aos fiéis que
intensifiquem suas orações por aquelas populações, que estão sendo
dilaceradas por formas inauditas de violência. Exatamente neste período, em
que os corações dos cristãos se voltam para os lugares onde o Senhor Jesus
padeceu, morreu e ressuscitou, recebemos notícias cada vez mais trágicas, que
contribuem para aumentar o desânimo da opinião pública, provocando a
impressão de uma irrefreável tendência de desumana brutalidade.
Em face da obstinada determinação com o qual, ambos os lados continuam a avançar no caminho da vingança e da retaliação, o que se abre diante das almas angustiadas dos fiéis é a perspectiva do recurso à oração dirigida àquele Deus, que só Ele pode mudar os corações dos homens, mesmo dos obstinados.
No próximo domingo, 7 de Abril, a Igreja celebrará com fervor especial o mistério da Divina Misericórdia, e renderá graças Àquele que tomou sobre Si as misérias da nossa humanidade. Que ocasião poderia haver mais propícia para fazer subir ao céu um coral de invocação de perdão e de misericórdia que implore do Coração de Deus uma intervenção especial sobre todos aqueles que têm a responsabilidade e o poder de dar os passos necessários, mesmo com muito sacrifício, para que coloquem as partes em luta no caminho de acordos justos e dignos para todos?
Eu lhes ficarei agradecido, portanto, queridos irmão, se puderem fazer-se intérpretes, da maneira como julgarem oportuna, deste meu desejo junto aos Pastores das várias Igrejas particulares, convidando-os para que no próximo Domingo, ofereçam todos uma súplica única, numa hora tão grave para toda a humanidade. Que possa assim chegar àquela Terra tão querida aos fiéis das três religiòes monoteístas uma mensagem de paz estável e duradoura.
“Com esta esperança, que vem das profundezas do meu coração, eu envio-lhes e a todos os meus Irmãos no Episcopado uma especial Bênção Apostólica.”