Venha passear conosco, buscando natureza e cultura.

de Eunice Khoury Pacelli
A primeira Festa da Goiaba, pretexto para um passeio ecológico, histórico e cultural, pelas fazendas do Ciclo do Café

Qualquer pretexto é excelente para uma visita desafiando um tempo que parece olvidado. Iniciativa do CONCICLO (Conselho de Turismo da Região do Ciclo do Café) – com apoio do SEBRAE/RJ – e do PRESERVALE (Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico do Vale do Paraíba). Os turistas terão a oportunidade de voltar no tempo, participando, como autênticas testemunhas, de fatos ambientados no século XIX, inteirando-se de importante fase da nossa história. Getúlio Vargas que o diga... Há todo um cenário sendo mostrado de forma alegre e descontraída, revelando a história dos barões do Café através de atividades festivas e culturais, tendo como justificativa, o reverenciar de uma fruta típica da região, matéria prima de doces artesanais e, além de uma gama infinita de pratos, doces ou salgados, além de extraordinárias bebidas, enriquecendo, sobremaneira, a gastronomia da região. Essas regiões nos maravilham. O esplendor da natureza, a nobreza das mansões de época, algumas com Igreja e senzala, onde a história respira e exala sonhos, lamentos ou esperanças, tormentos ou abastanças de escravos e senhores. Participe!

Evelyn Pascoli, proprietária da Fazenda Ponte Alta, interpretando a Baronesa de ManducabaEm Barra do Piraí, às sextas-feiras, você será recebido na mansão da Baronesa de Mambucaba, Pousada Fazenda Ponte Alta [telefone (24) 443-5159], para assistir à encenação de sua história e participar da ceia.

Os condes de SantaMaria, na Fazenda  ArvoredoAos sábados, na Fazenda Arvoredo, os Condes de Santa Maria, em trajes de época, rodeados de escravos, bem vestidos e de pés descalços, o recepcionam com o Chá Imperial à noite [telefone (24) 443-5147]. O Forró da Goiaba o aguarda na Fazenda da Taquara, onde o repentista Manga estará animando a farra com seus versos inteligentes. [telefone (24) 443-1221]. No domingo, o simpático Hotel Fazenda Cascatinha promove deliciosas brincadeiras como o Concurso Bicho da Goiaba. Cozinha mineira, excelente café da manhã, pãezinhos variados feitos no hotel, e grande criatividade na confecção dos doces de goiaba [telefone (24) 465-2101]. O Hotel Santa Amália, em Vassouras, está promovendo o Sarau da Goiaba com pelo menos 18 diferentes pratos à base da Goiaba, como croissants, pudins, biscoitos, milk-shakes, tortas, pavês etc. [fone (24) 471-2512].

Nascido dos ideais de São Marcelino Champagnat, em 1903, o Centro Marista, Hotel Fazenda São José das Paineiras, em Mendes, cujo brilhante administrador é Luciano Augusto Agostini, encerra o fim de semana com o almoço Amigos da Goiaba oferecendo entre variados e saborosos pratos, uma exótica salada de kani e goiaba. [fone (24) 465-2266]. A festa completa pode ser contratada com a empresa Serra e Mar Comunicação, a cargo da jornalista Conceição Soares. [telefones (24) 355-5900, 443-5005 e 9998-1702].