O atacante Zola nomeado Cidadão Honorário Britânico

Edoardo Pacelli

O jogador de futebol italiano, Gianfranco Zola de 38 anos, atualmente capitão da equipe do Cagliari, será nomeado na próxima segunda-feira dia 1 de novembro, Cidadão Honorário do Império Britânico. Esta condecoração foi outorgada a Zola por ordens da rainha Elizabeth II pelo "serviço prestado ao futebol britânico" enquanto jogou, de 1997 a 2002, no Chelsea.

"Ele representou uma inspiração para milhares de torcedores e companheiros. Foi reconhecido como um excelente embaixador do futebol e, por muitos, foi assinalado como melhor jogador do campeonato inglês e modelo ideal para os jovens torcedores", segundo quanto foi comunicado pela embaixada britânica em Roma.

Zola nasceu em 5 de julho de 1966 na cidade italiana de Oliena (Nuoro, Sardenha) e estreou na primeira divisão italiana com a equipe do Nápoles, em 27 de agosto de 1989, na partida entre o Ascoli e o Nápoles (0-1). Maradona o definiu seu herdeiro natural.

Depois de passar pelo Parma, em novembro de 1996, foi vendido ao Chelsea, onde jogou até maio 2002, quando regressou ao Cagliari para encerrar sua carreira esportiva, renunciando a centenas de milhares de euros, na equipe da sua terra.

Será o embaixador britânico na Itália, sir Ivor Roberts , a entregar a Zola a condecoração britânica.