Navio-escola Amerigo Vespucci

O "Amerigo Vespucci"participando da regatta atlánticaO navio-escola "Amerigo Vespucci", foi construído nos estaleiros de Castellamare di Stabia (importante centro na província de Napoli) segundo o projeto do Tenente Coronel do Gênio Naval Francesco Rotundi. Iniciada dia 12 de maio de 1930, foi varada 22 de fevereiro de 1931 e começou poucos meses depois sua primeira campanha de instrução. O Rotundi inspirou-se nos veleiros ricamente decorados dos séculos XVII e XVIII. 

O Amerigo Vespucci é o gêmeo do Cristoforo Colombo, que teve que ser cedido à ex União Soviética como pagamento dos danos provocados na última guerra mundial. 

A unidade é do tipo “Navio à vela com motor”, com três mastros e o gurupés (o mastro que está na ponta do navio, inclinado de 45°), velas quadras (a forma de trapézio), velas de estralho (velas triangulares posicionadas entre os mastros) e fiocchi (velas triangulares situadas na parte anterior do navio, montadas no gurupés). O casco é do tipo a três potes principais: convés, bateria e corredor com castelo na proa e na popa. O deslocamento é de 4.100 toneladas. O comprimento é de 101 metros, a largura máxima de 15,5 metros e a superfície total das velas de 2.800 metros quadrados que podem empurrá-lo até uma velocidade de 10 nos (19 quilômetros por hora). A estrutura não é de madeira, mas de aço. Como suporte o navio tem o grupo motor composto de dois motores dieseis elétricos que são utilizados para facilitar as manobras no porto e, em caso de falta de vento, durante a navegação.A tripulação é composta de 241 homens.