A jornalista Eunice Khoury Pacelli é premiada pela UNESCO

Edoardo Pacelli - Paris, outubro de 2002 

O logo da manifestaçãoO juri internacional do "Conseil Audiovisuel Mondial pour les Etudes et la Recherche sur l'Art", CAMERA, e o "Conseil International du Cinéma, de la Télévision et de la Communication Audiovisuelle auprès de l'UNESCO", CICT, durante solene cerimônia, agraciaram a Rádio Imprensa na pessoa da sua Vice-Presidente, a jornalista Eunice Khoury Pacelli, com o Prêmio CAMERA 2002 pela "Melhor política Cultural de uma Sociedade de Radiodifusão," trabalho por ela desenvolvido durante 21 anos. O Prêmio consiste em uma escultura original de Sosuo, um artista plástico contemporâneo, que lhe foi entregue sábado, 12 de outubro, na Grande Salle de l'UNESCO, em Paris, pelas mãos do Ministro plenipotenciário Stéphane Hessel, já embaixador da França na ONU, em ocasião da cerimônia de encerramento dos 19º Rencontres internacionales Image & Science. Além da jornalista brasileira, receberam o prestigioso reconhecimento, o Presidente da Fondation Électricité de France, Serge Pouxiel, o Presidente Diretor General da Alliance Atlantis Inc., Michael MacMillan e o Diretor do Museum Kunst Palast de Düsseldorf, Jean-Hubert Martin. 

Logo depois ter recebido o Prêmio, a jornalista brasileira, emocionada, agradeceu os organizadores e o júri pela honra, acrescentando que, na realidade, esta homenagem pertence a Dona Anna Khoury, fundadora da Rádio Eldorado e, em seguida, da Rádio Imprensa, a primeira Rádio em Freqüência Modulada do Brasil. Anna Khoury, mulher empresária pioneira na radiodifusão brasileira, ficou injustamente esquecida na cidade onde o seu intuito e seu gênio empresarial brilharam por muitas décadas. 

Quem é Eunice Khoury Pacelli

Eunice Khoury Pacelli,  formou-se em Literatura e Civilização Francesa pela Universidade de Nancy, na França. Além de professora é pintora, jornalista, radialista e vice-presidente do Jornal Italiamiga e da Rádio Imprensa FM do Rio de Janeiro, onde produziu e apresentou diariamente, de 1980 a 2000 os programas "TURISMO NA FRANÇA", EUNICE KHOURY ENTREVISTA", "LINHA EUROPA" e "O MELHOR DA CANÇÃO FRANCESA", tendo dedicado, nos mesmos, importante espaço para a cultura, em todas as suas formas. Formou-se em pedagogia pela Universidade Santa Úrsula RJ (1973). (Complementação Pedagógica para o idioma Francês)

Convidada pelo Governo Francês, representou o Brasil naquele país, na significativa manifestação em defesa da Língua Francesa "LA LANGUE FRANÇAISE, ELLE SE PARLE, ELLE S'ÉCRIT, ELLE SE CHANTE" (1982). Foi condecorada pelo então Ministro da Cultura Francesa, Jack Lang, com a comenda "CHEVALIER DANS L'ORDRE DES ARTS ET DES LETTRES" (1983).

Foi agraciada com a medalha de ouro do Turismo Francês em 13 de dezembro de 2001, pela sua atuação em prol da divulgação da França e da medalha ao mérito esportivo do Comitê Olímpico Nacional Italiano pela ajuda dada na divulgação das iniciativas sociais e esportivas do CONI no Brasil.

Escreveu nove livros entre poemas, contos e histórias infantis.