Na
noite de premiação do último Oscar , Ennio Morricone era candidato a receber
o prêmio de melhor trilha pelo seu trabalho no filme Malèna , de Giuseppe
Tornatore. O extraordinário compositor, concorrendo pela quinta vez, mais uma
vez não teve o reconhecimento da Academia para a sua carreira que inclui até
agora 393 trilhas - algumas antológicas - que fizeram enorme sucesso em todos
os países onde foram lançadas. Nas vezes anteriores, ele havia concorrido com
Cinzas do Paraíso (79), A Missão (87), Os Intocáveis (88) e Bugsy (92) .
Morricone é um dos compositores mais versáteis e férteis atualmente
trabalhando no cinema. Ele tem uma obra tão grande de trilhas para filmes que,
para evitar acusações de monopolizar o mercado, ele chegou a se esconder
algumas vezes nos créditos atrás de pseudônimos como Leo Nichols e Dan Savio.
O grande compositor nasceu em 11 de outubro de 1928 em Roma, onde formou-se no
conservatório Santa Cecília. Começou a compor regularmente para os filmes
italianos no começo dos anos 60 e desde então também tem trabalhado para
inúmeras produções internacionais. Sua primeira trilha para o cinema foi para
o filme O Fascista, em 61, e sua trilha mais recente foi composta para uma
produção de TV - La Tour Secrète, de Alberto Negrin . Com 73 anos, ele
continua em plena atividade, encantando seus fãs com trilhas para todos os
gêneros. Apenas para dar uma idéia, Morricone foi o gênio capaz de escrever
uma trilha como a do filme Era uma Vez no Oeste - onde faz com que o som de uma
locomotiva seja quase um personagem do filme , de compor uma obra prima de
delicadeza e de sentimento como a trilha de Era uma Vez na América e de criar
uma trilha eletrizante para um filme como Os Intocáveis. Nesta última, fez o
tema principal para Al Capone com uma música meio teatral e tão colorida
quanto a própria figura arrogante do gangster. Sua contribuição de trilhas
para os filmes de faroeste é enorme e única: Por um Punhado de Dólares, Por
uns Dólares a Mais, O Bom, o Mau e o Feio, Quando Explodem as Paixões são
apenas alguns exemplos. Estas duas últimas , por sinal, inesquecíveis e
incluídas na maioria das antologias musicais do cinema. Da mesma forma, é
muito rica sua participação nos filmes de gangsters como Bugsy, de Barry
Levinson, que lhe valeu a indicação para o Oscar em 92. Nessa trilha,
Morricone dá vazão a um tipo de música que ele começava a criar no começo
dos anos 90 e que trazia estruturas sinfônicas inusitadas, eventualmente
incluindo flauta de pan , elementos eletrônicos e corais. A exemplo de muitos
compositores, Morricone gosta de conduzir a trilha de um filme com muitas
músicas suas; algumas vezes, no entanto, utiliza músicas compiladas de outros
artistas. Foi o que ele fez , por exemplo, em Lolita que tem clássicos como
Amor, Stardust e I'm in the Mood for Love e também em Era uma Vez na América,
que além de uma trilha original feita especialmente para o filme, inclui um
novo e lindíssimo arranjo para Amapola, de Ernesto Lecuona, que se encaixa
maravilhosamente na trama. Outro exemplo perfeito foi a inclusão de Here's to
You cantada por Joan Baez na trilha sonora conduzida por Morricone para o filme
Sacco e Vanzetti, de 70, de Giuliano Montaldo. O versátil e extraordinário
compositor também já fez sua incursão no cinema mudo, compondo uma trilha
original para o filme Ricardo III de 1912, o mais antigo longa americano
preservado. Com uma carreira de 40 anos dedicada a compor músicas de filmes,
Morricone tem seu lugar assegurado na história do cinema como um dos maiores
compositores de trilhas sonoras de todos os tempos.