O
Jubileu dos Jovens teve o seu encerramento solene e festivo com uma Concelebração
Eucarística na manhã de domingo, 20 de Agosto, presidida pelo Santo Padre no
grande palco que dominava a esplanada de Tor Vergata. Imensa era a multidão à
espera deste momento conclusivo da XV Jornada Mudial da Juventude, e a eles
uniram-se no louvor de ação de graças os 34 Cardeais, 600 Arcebispos e Bispos
e cerca de 6.000 sacerdotes que concelebraram com o Papa.
Após o rito inicial, 4 jovens, ladeados por um grupo de outros jovens com ramos de palmeira, levaram para junto da Cruz pedras trazidas dos quatro pontos cardeais do globo, simbolizando assim o sentido de serem todos pedras vivas na construção do Reino de Deus. Em seguida, coube ao Cardeal Camillo Ruini dirigir uma afetuosa saudação ao Santo Padre. A liturgia da Palavra e a do Ofertório foram enriquecidas com cânticos e danças de algumas regiões, ressaltando-se que a proclamação do Evangelho foi precedida pelo som de conchas marinhas, executado por dois jovens de Samoa.
".... Meus amigos, ao regressardes às vossas terras, ponde a Eucaristia no centro da vossa vida pessoal e comunitária: amai-a, adorai-a, celebrai-a, sobretudo ao Domingo, o dia do Senhor. Vivei a Eucaristia, testemunhando o amor de Deus pelos homens. A vós, queridos amigos, entrego o maior dom que Deus nos deixou, a nós peregrinos pelas estradas do tempo, mas trazendo no coração a sede da eternidade. Oxalá haja sempre, em cada comunidade, um sacerdote que celebre a Eucaristia! Por isso peço ao Senhor que faça florescer entre vós numerosas e santas vocações ao sacerdócio. A Igreja precisa de quem celebre hoje também, com coração puro, o Sacrifício Eucarístico. O mundo tem necessidade de não ficar privado da doce e libertadora presença de Jesus vivo na Eucaristia!"
"Voltando para casa, não vos isoleis. Confirmai e aprofundai a vossa adesão à comunidade cristã a que pertenceis. Daqui de Roma, da Cidade de Pedro e Paulo, o Papa acompanha-vos com afeto e, parafraseando uma afirmação de Santa Catarina de Sena, diz-vos: Se fordes aquilo que deveis ser, ateareis fogo ao mundo inteiro!"